sábado, 4 de abril de 2009

!!! Tarefa Sobre A AIDS na Adolescência !!!



Leia Atentamente o texto abaixo. Dê a sua opinião realizando a atividade proposta ao final.

"A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionado à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessário a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência".Estudos de vários países tem demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.Hoje, as mulheres representam quase metade dos jovens infectados. Entre os pacientes menores de 13 anos com AIDS, a transmissão ocorre em sua maioria através da mãe, no período gestacional. Entre as mulheres maiores de 13 anos predomina a transmissão sexual (metade dos casos), seguida do contágio por uso de drogas injetáveis. Entre os homens a transmissão por via sexual representa mais de 50% dos casos, sendo que a prática homossexual é responsável por cerca de 30% desses casos. O contágio por uso de drogas injetáveis representa cerca de 20% das infecções entre os homens.





Existem algumas características comportamentais, socio-econômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso a infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. A atividade sexual na maioria das vezes se inicia na adolescência, sendo que, cerca de 50% dos jovens norte-americanos já tiveram relações sexuais aos 17 anos e apenas metade desses jovens relata uso de preservativo na última relação. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo em "namoros firmes", justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal. Apesar de que, no mundo hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se também que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, freqüentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que "todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem".



Os jovens têm pouco acesso às informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e sobre o planejamento familiar. Boa parte dos adolescentes obtém as informações sobre o sexo de colegas e amigos, cujas opiniões, na maioria das vezes, são distorcidas e baseadas em mitos e preconceitos, como, por exemplo, a crença de que o uso do preservativo poderia dificultar a ereção e o desempenho sexual.Segundo Futterman e col, alguns fatores biológicos contribuem para o aumento da infecção entre as mulheres jovens. Em primeiro lugar elas possuem células imaturas dentro da cavidade vaginal e no colo do útero que não impedem a infecção, como nas mulheres mais velhas. Em segundo lugar, os homens possuem uma grande capacidade de transmitirem doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), o que, por sua vez, facilita a infecção pelo HIV. Por fim, as mulheres possuem um grande número de DSTs assintomáticas, o que faz com que grande parte dessas infecções não sejam tratadas e, dessa maneira, aumentam as chances de contrair o HIV.







De acordo com Futterman e col, apesar do curso clínico da infecção pelo HIV, para a maioria dos adolescentes, ser igual ao dos adultos, alguns achados podem ser semelhantes à infecção tanto quanto no adulto, quanto na criança. Estudos mostram que a gravidade da doença varia marcadamente de acordo com o tipo de transmissão. Assim sendo, os indivíduos jovens que adquirem o vírus através do contato sexual costumam manter-se assintomáticos por algum tempo, mas possuem o número de linfócitos T CD4 menor que 410/ml (o que representa uma disfunção imunológica moderada). Já os indivíduos que adquirem a doença da mãe apresentam-se assintomáticos por muito tempo e possuem pouca disfunção imunológica. Portanto, os médicos precisam estar atentos ao fato de que, muitas vezes, o diagnóstico de AIDS congênita pode ser feito apenas na adolescência, e que a realização do exame da AIDS deve ser feito também nos filhos adolescentes de mães infectadas, uma vez que a infecção pode ficar latente por muitos anos.O Cuidado Clínico dos Adolescentes com AIDS
Os adolescentes precisam de atendimento médico orientado para seu grupo e os profissionais de saúde precisam ser preparados para resolver as suas necessidades. A atenção ao adolescente deve ser dada por uma equipe multidisciplinar, incluindo os serviços de saúde mental, o atendimento ginecológico específico para pacientes com AIDS e os programas de prevenção e educação.



Conforme Futterman e colaboradores, a privacidade é um aspecto muito importante nas consultas dos adolescentes, pois geralmente estes têm vergonha das mudanças que ocorrem em seu corpo.
Devido à alta incidência de DSTs nesse grupo de pacientes, os testes de detecção dessas doenças devem ser feitos logo no início do diagnóstico da infecção, estes testes incluem o exame preventivo do câncer de colo, exames para detecção da presença de clamídia, gonorréia, sífilis, herpes genital e hepatite B. Outros exames que devem ser feitos incluem a contagem de células CD4, contagem da carga viral, hemograma completo, exames de avaliação hepática, exames de avaliação renal, exame de urina de rotina, exames sorológicos para detecção de toxoplasmose e citomegalovirose, teste de gravidez e, por fim, os exames para detecção de tuberculose.Os adolescentes devem receber as seguintes vacinas: tríplice viral (rubéola, caxumba e sarampo), dupla para difteria e tétano, hepatite B, Antiinfluenza, Antipneumococo e anti-haemófilos. A segunda dose da vacina BCG só não deve ser feita em pacientes com sintomas de AIDS







A dosagem dos anti-retrovirais é baseada no desenvolvimento da puberdade, de acordo com a classificação de Tanner (escala que classifica o desenvolvimento dos adolescentes de acordo com as fases da puberdade), e não pela a idade. Dessa forma as doses pediátricas devem ser usadas nos pacientes com classificação I e II (fase pré-adolescente), as dosagens dos pacientes que se encontram na fase inicial da adolescência (III e IV) devem ser baseada de acordo com o fim ou não da fase do estirão da puberdade (fase de crescimento acelerado que ocorre nas mulheres entre 11 e 12 anos e nos homens entre 13 e 14 anos), por fim os adolescentes que se encontram na fase V devem ser tratados como adultos.
Deve-se dar atenção ao fato de que muitas drogas prescritas para adolescentes (como os anticoncepcionais, o metronidazol, usado para o tratamento de clamídia e tricomonas, e alguns antidepressivos) possuem interações medicamentosas com os anti-retrovirais. No uso dos anti-retrovirais, as doses dessas drogas devem ser ajustadas pelos médicos.
De acordo com Futterman e colaboradores, a aderência ao tratamento entre os adolescentes é relativamente baixa, sendo que apenas 56% das mulheres e 65% dos homens (participantes de um estudo para avaliação da aderência ao tratamento em pacientes com infecção pelo HIV) revelaram que faziam uso corretamente dos antiretrovirais. Os principais motivos ligados à baixa adesão ao tratamento são os efeitos colaterais, os inconvenientes gerados pela grande quantidade de comprimidos e o esquecimento.






Atualmente existe uma necessidade urgente de tornar os adolescentes capazes de se protegerem da AIDS e de outras DSTs, e de garantir-lhes o direito a um desenvolvimento sexual seguro e saudável. As iniciativas devem incluir a educação sexual nas escolas, o trabalho de jovens em entidades religiosas e a integração a atividades esportivas.
É preciso que o adolescente seja envolvido ativamente, para assegurar que as atividades sejam relevantes e úteis. É necessário descobrir o que os jovens pensam e quais são as suas necessidades. Os programas a serem desenvolvidos devem ser baseados nos problemas, crenças e necessidade de informação, identificados pelo próprio paciente.
Os jovens precisam muito mais do que fatos sobre sexo, eles precisam questionar, desenvolver a capacidade de tomar decisões, comunicá-las aos outros, lidar com os conflitos e defender as suas opiniões, mesmo que essas sejam contrárias às opiniões dos outros.
Por fim, o comportamento do adolescente é muito influenciado pela família, amigos, professores e principalmente pela mídia. Estes podem desempenhar um papel fundamental, e devem atuar aumentando a conscientização sobre as práticas que afetam a saúde do adolescente, como o abuso de drogas e de álcool e a prática do sexo inseguro.


ATIVIDADE PROPOSTA:




01) Apresente ao seu professor um texto com aproximadamente 15 linhas opinando sobre o tema

02) Qual é a sua opinião a respeito do papel da escola na prevenção da AIDS na adolescência?


03) Como sua familia vê a AIDS atualmente ? (pergunte seus familiares )





sábado, 8 de novembro de 2008

Tarefas do 4º Bimestre

Para as Turmas do 7º Ano:

a) Pesquisar sobre o Reino Animal:

Os Invertebrados: Poriferos, Celenterados, Platelmintos, Asquelmintos, Anelideos, Moluscos e Equinodermos. Características corporais apenas. Apresentar o resumo no caderno entre os dias 24-out- até 28-de out 2011.

b) Pesquisar sobre 04 doenças relacionadas com os grupos de vermes paltelmintos e 04 doenças relacionadas com os vermes asquelmintos (nematelmintos). (destacar o causador, a transmissão, a prevenção destas doenças)
Apresentar a atividade no caderno entre os dias 08 a 12 -11 .

c) Sobre os Vertebrados, ciclostomos, peixes, anfibios, répeteis, aves e mamiferos você vai pesquisar sobre as diferenças que há entre eles quanto a sua forma. ( o professor vai explicar como você vai realizar esta atividade)
Apresentar esta atividade na semana entre os dias 05 a 09-12 .




Para as Turmas do 8º Ano:


a) pesquisar sobre os temas relacionados com o sistema nervoso: memória, raciocinio e inteligência. (apresentação em grupos de estudos já marcados para o fim de novembro.)

b) fazer um desenho dos órgãos dos sentidos ( visão, gustação, olfato, pele, audição) apontando as suas partes. (entregar o resumo entre os dias 08 e 12 de novembro)

c) descrever as funções do aparelho locomotor ( sistemas ósseo e muscular) entregar na semana

de reposição de aulas em janeiro 05 a 09 de dezembro .

d) montar o esqueleto humano que você deverá retirar uma xerox deixada pelo professor na secretaria. (apresentar o trabalho montado entre os dias 12 e 16 de dezembro).



Para as Turmas do 9º Ano:


a) Responder as questões propostas abaixo no seu caderno: (pesquisar sobre elas)


- O que é trabalho?


- O que são máquinas? - Definir os tipos de máquinas: alavancas, roldanas, plano inclinado. ( faça um desenho que as representam) Apresentar estas questões 28-11-2008


c) Copiar e resolver as questões relativas ao capítulo 07 - O trabalho das máquinas página 88 numa folha de papel almaço e entregar dia 05-12-2008.


d) Faça uma pesquisa a respeito do tema: Energia e Potência. Siga a orientação: Introdução, desenvolvimento e conclusão em folha de papel almaço. (ESTA ATIVIDADE DEVERÁ SER MANUSCRITA.) Será entregue no dia 09 de novembro.


e) Copiar e resolver as questões da página 99 e 100 relativas ao capítulo 08 - A Energia Mecânica. Entregar dia 13 de dezembro.


domingo, 14 de setembro de 2008

Tarefas do 3º Bimestre - Agosto e Setembro - 2009

01) Tarefas Extra Classe:

a) Para as Turmas do 7º Ano:


- Pesquise e coloque no seu caderno a respeito do Reino Animal a respeito das questões abaixo:
I) Quais são as características do Reino Animal?
II) Qual é a classificação do Reino Animal?
III) Como diferenciamos uma espnja de uma agua-viva? Faça um desenho de uma esponja e de uma agua-viva mostrando a sua anatomia interna.
IV) Pesquise 04 doenças causadas por platelmintos e 04 por asquelminto (nematelminto) demonstrando:
o causador, a transmissão, a prevenção, o ciclo evolutivo do parasita.

b) Para as Turmas do 8º Ano:
I) Pesquise sobre 04 doenças relacionadas com o sistema circulatório.
II) Elabore um cartaz em dupla sobre a anatomia do sistema excretor.
III) Pesquise sobre 04 doenças relacionadas com o sistema excretor.


C) Para as Turmas do 9º Ano
Verificar no link abaixo as atividades propostas, Ok:
http://fisicaprofneivaldolucio.blogspot.com/

domingo, 9 de março de 2008

Mensagem do Mês Para as Mães

O que toda mãe gostaria de dizer aos filhos


Meu filho eu lhe dei a vida, mas não posso vivê-la por você.

Eu posso mostrar-lhe caminhos, mas não posso estar neles para liberar você.

Eu posso leva-lo a igreja, mas não posso fazer com que tenha fé.

Eu posso mostrar-lhe a diferença entre certo e o errado, mas não posso sempre decidir por você.

Eu posso lhe comprar roupas bonitas, mas não posso fazê-lo bonito por dentro.

Eu posso lhe dar conselhos, mas não posso segui-los por você.

Eu posso ensina-lo a compartilhar, mas não posso faze-lo generoso.

Eu posso aconselha-lo sobre amigos, mas não posso escolhe-los por você.

Eu posso informa-lo sobre álcool e drogas, mas não posso dizer “não” por você.

Eu posso falar-lhe sobre o sucesso, mas não posso alcança-lo por você.

Eu posso orar por você, mas não posso impor-lhe Deus.

Eu posso falar-lhe da vida, mas não posso dar-lhe vida eterna.

Eu posso alerta-lo sobre sexo seguro, mas não posso mantê-lo puro.

Eu posso ensinar-lhe o respeito, mas não posso forçá-lo a ser respeitoso.

Eu posso dar-lhe amor incondicional, por toda minha existência, e isso eu farei.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

!!!!! Vamos realizar a nossa Feira de Ciências 2011 !!!!

Já estamos pensando em realizar nossa Feira de Ciências.
Vão se organizando pois este ano devemos trabalhar com temas em que você estudante será o responsável pela organização.




Contamos com a colaboração de todos...



Os alunos que puderem ser os organizadores, entrem em contato durante as aulas para organizarmos nossa feira de Ciências...




Mais detalhes até o dia 15 de maio onde traremos mais notícias....



Atividades 1º Bimestre e 2º Bimestre - 2011 - Turma: 9º Ano


Atividades Extra Classe 1º Bimestre - Turma 9º Ano


01) Apresentar um resumo sobre as propriedades gerais e especificas da matéria.

(Visto em 10-03 a 14 - 03)

02) Pesquisar sobre os modelos atomicos e caracterizar o átomo. (visto em 24-03 a 28 - 03)

03) Exercícios avaliativos sobre o estudo da tabela periódica do elementos químicos. (visto 31-03 a 04 - 04)


Atividades de Classe 1º Bimestre - Turma 9º Ano


04) Realizar atividades sobre a estrutura do átomo

05) Realizar atividades sobre a tabela periódica dos elementos químicos.



Atividades Extra Classe 2º Bimestre - Turma 9º Ano


01) Pesquisar sobre as ligações químicas. (tipos de ligações; exemplos de ligações químicas

02) Pesquisar sobre as funções ácido, base, sais e óxidos.(caracteristicas gerais, montagem das fórmulas e a nomenclatura das funções)

03) Reações químicas: pesquisar sobre os tipos de reações quimicas.



Atividades de Classe 2º Bimestre - Turma 9º Ano


04) Exercícios avaliativos do livro texto sobre a estrutura do atomo e os tipos de reação química.

05) Exercicios avaliativos sobre a identificação, formulação e nomenclatura das funções químicas (acido, bases, sais e óxidos)




Mande por email suas dúvidas: neivaldolucio15@yahoo.com.br





sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Atividades do 1º Bimestre e 2º Bimestre 2009 - 8º Ano

Olá turmas do 8 º ano, Vamos iniciar as atividades para o ano de 2009...
VALEU,,,,Obrigado pela ajuda......


Atividades do 1º Bimestre/20o9 - Turma: 8º Ano:

01) A matéria deste ano será muito proveitosa se cada um de vocês se dispuserem a realizar as atividades propostas. Pois os conteúdos a serem ministrados para o 7º ano correspondem ao conhecimento da anatomia e da fisiologia do corpo humano.
Antes procure saber o significado das palavras em destaque acima, pois durante o ano sempre estaremos colocando estes termos em nossas explicações, entenderam?
- Cite alguma curiosidade sobre o corpo humano que lhe chama a atenção?

02) A Reprodução Humana: Atividades Extra Classe:
a) Faça um desenho da anatomia do sistema reprodutor masculino e feminino, apontando a suas partes.
b) Faça um resumo no seu caderno a respeito das funções dos órgãos sexuais masculino e feminino.
c) Gravidez e Parto:
- Faça um resumo sobre as fases do desenvolvimento embrionário.
- Pesquise sobre os tipos de parto.
Obs: Haverá uma apresentação em grupo sobre os temas acima.
d) Pesquisar sobre 03 DSTs e apresentar um resumo no seu caderno.


Atividades Avaliativas do 2º Bimestre/2009 - Turma 8º Ano

A) Atividades Extra Classe

01) Faça uma pesquisa no livro texto sobre a célula, destacando o seu funcionamento. 01) Faça uma pesquisa no livro texto sobre a célula, destacando o seu funcionamento.
02) Faça um resumo sobre os aditivos alimentares, identificando a função e as consequencias para o organismo.
03) Faça uma pesquisa sobre conservação alimentar, identificando os processos de conservação alimentar ( apreesentação em grupo sobre o tema)

B) Atividades de Extra Classe :

01) Identificar os tipos de tecidos, realizando um desenho que os identifique.

02) Identificar os tipos de alimentos, sua classificação e sua importancia no desenvolvimento humano.

03) Faça um desenho apontando a anatomia básica do sistema digestório.

C) Atividade de Classe

04) Exercícios avaliativos do livro texto sobre a nutrição humana.
05) Exercícios avaliativos do livro texto sobre o sistema digestório.


Gifs Animados

Atividades 1º e 2º Bimestre 2009 Turma: 7º Ano

.... Olá... Vamos começar as atividades avaliativas ....
Você deve ter observado o que vamos estudar no 7º ano? ainda não?
Então copie e responda as questões abaixo no seu caderno, se prestou a atenção nas aulas será facil responder.
Atividades Avaliativas do 1º Bimestre/2009 - Turma 7º Ano
01- Atividades de Classe
a) O que é Biodiversidade?
b) Qual é a importância do estudo da Biodiversidade?
c) Quais são os Reinos de Seres Vivos?
d) Pesquise 2 exemplos de seres vivos pertencentes aos reinos de seres vivos?
e) Realizar atividades do livro texto relativos aos capítulos 01, 02 e 03.
02 - Atividades extra-classe:
a) A reprodução dos seres vivos:
b) Pesquisar e apresentar um resumo das características gerais do seres vivos.
c) Caracterizar os virus e bactérias.
03 - Identificar as categorias de classificação dos seres vivos.
04 - PESQUISA: apresentação em grupo (4 alunos) sobre 03 doenças causadas por bactérias, destacando o causador, a transmissão ou contaminação, os sintomas, a prevenção.
Atividades Avaliativas do 2º Bimestre/2009 - Turma 7º Ano
Atividades Extra-Classe
01) Descreva as caracteristicas do Reino Protista.
02) Quais são os organismos vivos que pertencem ao Reino Protista.
03) Pesquise 04 doenças causadas por protozoários ao homem, destacando o causador, os sintomas, a transmissão e a prevenção. Desenhe o ciclo de vida do parasita (ciclo evolutivo)
Atividade em classe
01) Resolver os mapas de conceitos dos capítulos 04 e 05
02) Resolver os exercícios relativos ao Reino Protista.
03) Apresentar em grupo o trabalho realizado sobre as doenças causadas por protozoáros.

...Tarefas de Ciências 2009...



-- !!! Caros Alunos, Bom Retorno ás Aulas !!! --


As atividades propostas deverão ser pesquisadas de acordo com o conteúdo divulgado durante o bimestre. Os alunos deverão buscar as informações na internet no horário em que o professor dispuser no Laboratório de Informática da Escola, ou em outras fontes pesquisadas como livros, jornais, revistas, etc...



O professor valoriza a produção própria do aluno ou grupo de alunos dentro de temas propostos. Todas as atividades extra-classe marcadas deverão ser vistadas pelos responsáveis, antes da entrega da tarefa ao professor.



A reprodução ou cópia literal de tarefas sendo de livros ou de outros colegas não serão aceitas, se por acaso acontecer, a tarefa não será considerada e o aluno terá a oportunidade de realizar de novo e entregar ao professor dentro de no máximo 48 horas após o professor fizer a correção em sala, haja vista que as tarefas extra-classe serão sempre marcadas para a semana seguinte da data solicitada pelo professor.



Os casos especiais deverão ser solicitados á coordenação pedagógica ou o aluno procurará o professor durante a semana para relatar antecipadamente o seu caso. Durante os bimestres os alunos realizarão 05 atividades avaliativas, assim a assiduidade, a pontulidade, a responsabilidade com a matéria, a frequëncia, a disciplina da turma e o interesse pelos temas abordados em aula é sempre observado.


Portanto fique por dentro destas observações, colabore para o bom andamento dos trabalhos, ok..


O professor está disposto a receber qualquer sugestão.



Obrigado pela atenção...


Profº Neivaldo Lúcio


Email: neivaldolucio15@yahoo.com.br


!!! Olá Amigos !!!

Caros Colegas: Participe do grupo de professores de ciências

Grupos do Google
Participe do grupo Cienciasprofneivaldo
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!!! Aula Nº 01 - Nematelmintes!!!

!!! Aula nº 02 - Nematelmintes !!!

!!! Aula Nº 03 - Teniase e Cisticercose !!!

!!! Aula Nº 04 - Ciclo de Alguns Parasitas !!!

!!! Aula Nº 05 - Neurcisticercose !!!

!!! Aula Nº 06 - Tenia

Mensagem Para Você