A finalidade desta página é divulgar aos alunos do turno vespertino do Colégio Estadual José Luciano o procedimentos avaliativos proposto pelo Profº Neivaldo Lúcio na Matéria de Ciências para o ano de 2009.... sugestões: neivaldo.oliveira@gmail.com ou neivaldolucio15@yahoo.com.br
quarta-feira, 15 de julho de 2009
ATIVIDADES SOBRE CIENCIAS - 3º Bimestre
http://www.ajudaalunos.com/cn.html
Atividades do 3º Bimestre - Turma 9º Ano
http://fisicaprofneivaldolucio.blogspot.com/
Atividades do 3º Bimestre de 2011- Turma 8º Ano - A Respiração
www.studiomel.com/Aulas_de_Canto_n18.html
02) Faça no seu caderno os exercícios do livro texto no final do capítulo
03) Desenhe no seu caderno o sistema respiratório humano.
04) Apresentar na aula em grupo de 03 alunos o entendimento do capítulo referente à respiração.
05) Pesquise 03 doenças relacionadas ao sistema respiratório.( sintomas , transmissão, prevenção e causador )
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Transtornos Alimentares - Tarefa do 2º Bimestre/2011 - Turma: 8º Ano/Vespertino
http://www.uniblog.com.br/profneivaldolucio/
sexta-feira, 10 de abril de 2009
!!! Trabalho Sobre DSTs/ISTs NA ADOLESCÊNCIA !!!
Mande ainda para o e-mail: sexo@meionorte.com
Não precisa se identificar. Não esqueça de colocar a sua idade (e sexo)! Isso é muito importante! Pode mandar uma carta para:
Sexo sem Vergonha - For Teens, Av. Frei Serafim, 2648, CEP 64001-500 -Teresina - PI.
Leia o trabalho sobre DST/*IST (infecções sexualmente transmissíveis) ...
*ISTs: Nova terminologia em uso para DSTs
01 -A Epidemia Invisível
Apesar dos jovens serem os mais afetados pelo HIV/AIDS, a epidemia continua em grande parte invisível no meio da juventude (216), tanto para os próprios jovens como para a sociedade como um todo. Geralmente, os jovens são portadores do HIV durante muitos anos antes de se darem conta de que estão infectados. Como conseqüência, a epidemia se espalha além dos grupos de alto risco, atingindo a população mais abrangente de pessoas jovens e tornando-a ainda mais difícil de controlar.
02 - Como os jovens se infectam
Os jovens, como os adultos, contraem o HIV basicamente de três formas: relações sexuais entre homens e mulheres, relações homossexuais entre homens e injeção intravenosa de drogas (158). Se a pessoa já tiver uma infecção sexualmente transmitida, este fator aumenta de duas para oito vezes a probabilidade de contrair HIV/AIDS em relações sexuais com uma pessoa infectada (96, 126, 148, 173). O HIV também pode ser transmitido da mulher ao bebê durante a gravidez, parto ou amamentação.
Estratégia centrada na juventude Não há uma única estratégia de combate à AIDS que se aplique a todos os lugares. A abordagem de cada país deve refletir os padrões epidemiológicos da infecção (7). No entanto, como a maior parte das infecções de HIV ocorre durante a adolescência, a concentração dos esforços na juventude parece ser uma estratégia crucial. Aplicando-se modelos de simulação a um país africano hipotético onde a prevalência de AIDS é de 10% da população em geral, chega-se à conclusão que seria mais eficaz concentrar os esforços de prevenção do HIV nos adolescentes do que em grupos de alto risco, definidos neste caso como pessoas que tiveram mais de um parceiro sexual nos últimos seis meses.
Referencia: Disponível em: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4397&ReturnCatID=1821 >acesso 10 de abril 2009
Sugestões: email para: neivaldolucio15@yahoo.com.br ou neivaldo.oliveira@gmail.com
sábado, 4 de abril de 2009
!!! Tarefa Sobre A AIDS na Adolescência !!!
"A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionado à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessário a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência".Estudos de vários países tem demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.Hoje, as mulheres representam quase metade dos jovens infectados. Entre os pacientes menores de 13 anos com AIDS, a transmissão ocorre em sua maioria através da mãe, no período gestacional. Entre as mulheres maiores de 13 anos predomina a transmissão sexual (metade dos casos), seguida do contágio por uso de drogas injetáveis. Entre os homens a transmissão por via sexual representa mais de 50% dos casos, sendo que a prática homossexual é responsável por cerca de 30% desses casos. O contágio por uso de drogas injetáveis representa cerca de 20% das infecções entre os homens.
Existem algumas características comportamentais, socio-econômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso a infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. A atividade sexual na maioria das vezes se inicia na adolescência, sendo que, cerca de 50% dos jovens norte-americanos já tiveram relações sexuais aos 17 anos e apenas metade desses jovens relata uso de preservativo na última relação. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo em "namoros firmes", justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal. Apesar de que, no mundo hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se também que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, freqüentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que "todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem".
Os jovens têm pouco acesso às informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e sobre o planejamento familiar. Boa parte dos adolescentes obtém as informações sobre o sexo de colegas e amigos, cujas opiniões, na maioria das vezes, são distorcidas e baseadas em mitos e preconceitos, como, por exemplo, a crença de que o uso do preservativo poderia dificultar a ereção e o desempenho sexual.Segundo Futterman e col, alguns fatores biológicos contribuem para o aumento da infecção entre as mulheres jovens. Em primeiro lugar elas possuem células imaturas dentro da cavidade vaginal e no colo do útero que não impedem a infecção, como nas mulheres mais velhas. Em segundo lugar, os homens possuem uma grande capacidade de transmitirem doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), o que, por sua vez, facilita a infecção pelo HIV. Por fim, as mulheres possuem um grande número de DSTs assintomáticas, o que faz com que grande parte dessas infecções não sejam tratadas e, dessa maneira, aumentam as chances de contrair o HIV.
De acordo com Futterman e col, apesar do curso clínico da infecção pelo HIV, para a maioria dos adolescentes, ser igual ao dos adultos, alguns achados podem ser semelhantes à infecção tanto quanto no adulto, quanto na criança. Estudos mostram que a gravidade da doença varia marcadamente de acordo com o tipo de transmissão. Assim sendo, os indivíduos jovens que adquirem o vírus através do contato sexual costumam manter-se assintomáticos por algum tempo, mas possuem o número de linfócitos T CD4 menor que 410/ml (o que representa uma disfunção imunológica moderada). Já os indivíduos que adquirem a doença da mãe apresentam-se assintomáticos por muito tempo e possuem pouca disfunção imunológica. Portanto, os médicos precisam estar atentos ao fato de que, muitas vezes, o diagnóstico de AIDS congênita pode ser feito apenas na adolescência, e que a realização do exame da AIDS deve ser feito também nos filhos adolescentes de mães infectadas, uma vez que a infecção pode ficar latente por muitos anos.O Cuidado Clínico dos Adolescentes com AIDS
Os adolescentes precisam de atendimento médico orientado para seu grupo e os profissionais de saúde precisam ser preparados para resolver as suas necessidades. A atenção ao adolescente deve ser dada por uma equipe multidisciplinar, incluindo os serviços de saúde mental, o atendimento ginecológico específico para pacientes com AIDS e os programas de prevenção e educação.
Conforme Futterman e colaboradores, a privacidade é um aspecto muito importante nas consultas dos adolescentes, pois geralmente estes têm vergonha das mudanças que ocorrem em seu corpo.
Devido à alta incidência de DSTs nesse grupo de pacientes, os testes de detecção dessas doenças devem ser feitos logo no início do diagnóstico da infecção, estes testes incluem o exame preventivo do câncer de colo, exames para detecção da presença de clamídia, gonorréia, sífilis, herpes genital e hepatite B. Outros exames que devem ser feitos incluem a contagem de células CD4, contagem da carga viral, hemograma completo, exames de avaliação hepática, exames de avaliação renal, exame de urina de rotina, exames sorológicos para detecção de toxoplasmose e citomegalovirose, teste de gravidez e, por fim, os exames para detecção de tuberculose.Os adolescentes devem receber as seguintes vacinas: tríplice viral (rubéola, caxumba e sarampo), dupla para difteria e tétano, hepatite B, Antiinfluenza, Antipneumococo e anti-haemófilos. A segunda dose da vacina BCG só não deve ser feita em pacientes com sintomas de AIDS
A dosagem dos anti-retrovirais é baseada no desenvolvimento da puberdade, de acordo com a classificação de Tanner (escala que classifica o desenvolvimento dos adolescentes de acordo com as fases da puberdade), e não pela a idade. Dessa forma as doses pediátricas devem ser usadas nos pacientes com classificação I e II (fase pré-adolescente), as dosagens dos pacientes que se encontram na fase inicial da adolescência (III e IV) devem ser baseada de acordo com o fim ou não da fase do estirão da puberdade (fase de crescimento acelerado que ocorre nas mulheres entre 11 e 12 anos e nos homens entre 13 e 14 anos), por fim os adolescentes que se encontram na fase V devem ser tratados como adultos.
Deve-se dar atenção ao fato de que muitas drogas prescritas para adolescentes (como os anticoncepcionais, o metronidazol, usado para o tratamento de clamídia e tricomonas, e alguns antidepressivos) possuem interações medicamentosas com os anti-retrovirais. No uso dos anti-retrovirais, as doses dessas drogas devem ser ajustadas pelos médicos.
De acordo com Futterman e colaboradores, a aderência ao tratamento entre os adolescentes é relativamente baixa, sendo que apenas 56% das mulheres e 65% dos homens (participantes de um estudo para avaliação da aderência ao tratamento em pacientes com infecção pelo HIV) revelaram que faziam uso corretamente dos antiretrovirais. Os principais motivos ligados à baixa adesão ao tratamento são os efeitos colaterais, os inconvenientes gerados pela grande quantidade de comprimidos e o esquecimento.
Atualmente existe uma necessidade urgente de tornar os adolescentes capazes de se protegerem da AIDS e de outras DSTs, e de garantir-lhes o direito a um desenvolvimento sexual seguro e saudável. As iniciativas devem incluir a educação sexual nas escolas, o trabalho de jovens em entidades religiosas e a integração a atividades esportivas.
É preciso que o adolescente seja envolvido ativamente, para assegurar que as atividades sejam relevantes e úteis. É necessário descobrir o que os jovens pensam e quais são as suas necessidades. Os programas a serem desenvolvidos devem ser baseados nos problemas, crenças e necessidade de informação, identificados pelo próprio paciente.
Os jovens precisam muito mais do que fatos sobre sexo, eles precisam questionar, desenvolver a capacidade de tomar decisões, comunicá-las aos outros, lidar com os conflitos e defender as suas opiniões, mesmo que essas sejam contrárias às opiniões dos outros.
Por fim, o comportamento do adolescente é muito influenciado pela família, amigos, professores e principalmente pela mídia. Estes podem desempenhar um papel fundamental, e devem atuar aumentando a conscientização sobre as práticas que afetam a saúde do adolescente, como o abuso de drogas e de álcool e a prática do sexo inseguro.
sábado, 8 de novembro de 2008
Tarefas do 4º Bimestre
a) Pesquisar sobre o Reino Animal:
Os Invertebrados: Poriferos, Celenterados, Platelmintos, Asquelmintos, Anelideos, Moluscos e Equinodermos. Características corporais apenas. Apresentar o resumo no caderno entre os dias 24-out- até 28-de out 2011.
b) Pesquisar sobre 04 doenças relacionadas com os grupos de vermes paltelmintos e 04 doenças relacionadas com os vermes asquelmintos (nematelmintos). (destacar o causador, a transmissão, a prevenção destas doenças)
Apresentar a atividade no caderno entre os dias 08 a 12 -11 .
c) Sobre os Vertebrados, ciclostomos, peixes, anfibios, répeteis, aves e mamiferos você vai pesquisar sobre as diferenças que há entre eles quanto a sua forma. ( o professor vai explicar como você vai realizar esta atividade)
Apresentar esta atividade na semana entre os dias 05 a 09-12 .
Para as Turmas do 8º Ano:
a) pesquisar sobre os temas relacionados com o sistema nervoso: memória, raciocinio e inteligência. (apresentação em grupos de estudos já marcados para o fim de novembro.)
b) fazer um desenho dos órgãos dos sentidos ( visão, gustação, olfato, pele, audição) apontando as suas partes. (entregar o resumo entre os dias 08 e 12 de novembro)
c) descrever as funções do aparelho locomotor ( sistemas ósseo e muscular) entregar na semana
de reposição de aulas em janeiro 05 a 09 de dezembro .
d) montar o esqueleto humano que você deverá retirar uma xerox deixada pelo professor na secretaria. (apresentar o trabalho montado entre os dias 12 e 16 de dezembro).
Para as Turmas do 9º Ano:
a) Responder as questões propostas abaixo no seu caderno: (pesquisar sobre elas)
- O que é trabalho?
- O que são máquinas? - Definir os tipos de máquinas: alavancas, roldanas, plano inclinado. ( faça um desenho que as representam) Apresentar estas questões 28-11-2008
c) Copiar e resolver as questões relativas ao capítulo 07 - O trabalho das máquinas página 88 numa folha de papel almaço e entregar dia 05-12-2008.
d) Faça uma pesquisa a respeito do tema: Energia e Potência. Siga a orientação: Introdução, desenvolvimento e conclusão em folha de papel almaço. (ESTA ATIVIDADE DEVERÁ SER MANUSCRITA.) Será entregue no dia 09 de novembro.
e) Copiar e resolver as questões da página 99 e 100 relativas ao capítulo 08 - A Energia Mecânica. Entregar dia 13 de dezembro.
domingo, 14 de setembro de 2008
Tarefas do 3º Bimestre - Agosto e Setembro - 2009
a) Para as Turmas do 7º Ano:
- Pesquise e coloque no seu caderno a respeito do Reino Animal a respeito das questões abaixo:
I) Quais são as características do Reino Animal?
II) Qual é a classificação do Reino Animal?
III) Como diferenciamos uma espnja de uma agua-viva? Faça um desenho de uma esponja e de uma agua-viva mostrando a sua anatomia interna.
IV) Pesquise 04 doenças causadas por platelmintos e 04 por asquelminto (nematelminto) demonstrando:
o causador, a transmissão, a prevenção, o ciclo evolutivo do parasita.
b) Para as Turmas do 8º Ano:
I) Pesquise sobre 04 doenças relacionadas com o sistema circulatório.
II) Elabore um cartaz em dupla sobre a anatomia do sistema excretor.
III) Pesquise sobre 04 doenças relacionadas com o sistema excretor.
C) Para as Turmas do 9º Ano
Verificar no link abaixo as atividades propostas, Ok:
http://fisicaprofneivaldolucio.blogspot.com/
domingo, 9 de março de 2008
Mensagem do Mês Para as Mães
Meu filho eu lhe dei a vida, mas não posso vivê-la por você.
Eu posso mostrar-lhe caminhos, mas não posso estar neles para liberar você.
Eu posso leva-lo a igreja, mas não posso fazer com que tenha fé.
Eu posso mostrar-lhe a diferença entre certo e o errado, mas não posso sempre decidir por você.
Eu posso lhe comprar roupas bonitas, mas não posso fazê-lo bonito por dentro.
Eu posso lhe dar conselhos, mas não posso segui-los por você.
Eu posso ensina-lo a compartilhar, mas não posso faze-lo generoso.
Eu posso aconselha-lo sobre amigos, mas não posso escolhe-los por você.
Eu posso informa-lo sobre álcool e drogas, mas não posso dizer “não” por você.
Eu posso falar-lhe sobre o sucesso, mas não posso alcança-lo por você.
Eu posso orar por você, mas não posso impor-lhe Deus.
Eu posso falar-lhe da vida, mas não posso dar-lhe vida eterna.
Eu posso alerta-lo sobre sexo seguro, mas não posso mantê-lo puro.
Eu posso ensinar-lhe o respeito, mas não posso forçá-lo a ser respeitoso.
Eu posso dar-lhe amor incondicional, por toda minha existência, e isso eu farei.
sábado, 23 de fevereiro de 2008
!!!!! Vamos realizar a nossa Feira de Ciências 2011 !!!!
Vão se organizando pois este ano devemos trabalhar com temas em que você estudante será o responsável pela organização.
Contamos com a colaboração de todos...
Mais detalhes até o dia 15 de maio onde traremos mais notícias....
Atividades 1º Bimestre e 2º Bimestre - 2011 - Turma: 9º Ano
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
Atividades do 1º Bimestre e 2º Bimestre 2009 - 8º Ano
Atividades do 1º Bimestre/20o9 - Turma: 8º Ano:
01) A matéria deste ano será muito proveitosa se cada um de vocês se dispuserem a realizar as atividades propostas. Pois os conteúdos a serem ministrados para o 7º ano correspondem ao conhecimento da anatomia e da fisiologia do corpo humano.
Antes procure saber o significado das palavras em destaque acima, pois durante o ano sempre estaremos colocando estes termos em nossas explicações, entenderam?
- Cite alguma curiosidade sobre o corpo humano que lhe chama a atenção?
02) A Reprodução Humana: Atividades Extra Classe:
a) Faça um desenho da anatomia do sistema reprodutor masculino e feminino, apontando a suas partes.
b) Faça um resumo no seu caderno a respeito das funções dos órgãos sexuais masculino e feminino.
c) Gravidez e Parto:
- Faça um resumo sobre as fases do desenvolvimento embrionário.
- Pesquise sobre os tipos de parto.
Obs: Haverá uma apresentação em grupo sobre os temas acima.
d) Pesquisar sobre 03 DSTs e apresentar um resumo no seu caderno.
Atividades Avaliativas do 2º Bimestre/2009 - Turma 8º Ano
A) Atividades Extra Classe
01) Faça uma pesquisa no livro texto sobre a célula, destacando o seu funcionamento. 01) Faça uma pesquisa no livro texto sobre a célula, destacando o seu funcionamento.
02) Faça um resumo sobre os aditivos alimentares, identificando a função e as consequencias para o organismo.
03) Faça uma pesquisa sobre conservação alimentar, identificando os processos de conservação alimentar ( apreesentação em grupo sobre o tema)
B) Atividades de Extra Classe :
01) Identificar os tipos de tecidos, realizando um desenho que os identifique.
02) Identificar os tipos de alimentos, sua classificação e sua importancia no desenvolvimento humano.
03) Faça um desenho apontando a anatomia básica do sistema digestório.
C) Atividade de Classe
04) Exercícios avaliativos do livro texto sobre a nutrição humana.
05) Exercícios avaliativos do livro texto sobre o sistema digestório.
Gifs Animados
Atividades 1º e 2º Bimestre 2009 Turma: 7º Ano
!!! Olá Amigos !!!
Caros Colegas: Participe do grupo de professores de ciências
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